AREZ: A primeira igreja da ADEMP no Litoral Sul Potiguar.


Bandeiras do Estado do RN
e do Município de Arez

ALGUMAS INFORMAÇÕES SOBRE O MUNICÍPIO:  

O município de Arez (ou Arês) está situado na microrregião Litoral Sul, integrante da mesorregião Leste, do Estado do Rio Grande do Norte.

De acordo com o IBGE, o município contava 12.754 habitantes, em 2010, com um crescimento populacional de 12,6%, na primeira década do novo milênio; passando a ocupar a 41ª colocação no ranking dos mais populosos, dentre os 167 municípios do RN.

A área territorial de Arez é de 112,584 km² e a sede do município dista cerca de 58 km da Capital do Estado, Natal.

Pela tradição oral, o nome Arez (que significa "dente de mestre"), foi dado por portugueses que habitaram na região, homenageando uma vila de mesmo nome no Alentejo, em Portugal.

Inicialmente, Arez era uma aldeia indígena, chefiada pelo cacique Jacumahuma. Foram os holandeses os primeiros brancos a habitar a região, ocupando a ilha do Flamengo, na lagoa de Guaraíras, onde construíram fortificações.

A luta entre holandeses e portugueses, na ilha, resultou na tomada do Fortim por parte dos últimos, em 6 de janeiro de 1648.

Há uma tese de que Maurício de Nassau pretendia abrir um canal para entrada de navios e construir um porto-ilha. Mas isso não chegou a ser concretizado.

A ORIGEM DA IGREJA FILIADA:

No final do primeiro trimestre de 2004, a ADEMP foi visitada por alguns irmãos oriundos da I.C.B., em Arez. Na noite de 14 de abril, essa visita foi renovada em comitiva composta por dois presbíteros, um diácono e outras lideranças da igreja local; ocasião na qual foi solicitado o apoio da ADEMP no desenvolvimento das ações da igreja que está naquele município do litoral sul potiguar.

Visando ao atendimento dessa demanda, na tarde do sábado, 1°/maio/04, o Pr. Gilson Oliveira levou uma palavra instrucional à igreja em Arez; e, à noite, o Ev. Júnior França pregou numa campanha evangelística local. Líderes e membros da ADEMP participaram dessa primeira ação do Ministério da Plenitude naquele município potiguar, iniciando a concretização de uma parceria que viria a resultar na filiação da igreja local ao Ministério da Plenitude.


[Visita da ADEMP/Natal] [Início das ações da igreja] [Posse Diretoria e Consagração] [Aniversário: 2005] [Avivamento local] [C. Oração: 2005]

[Aniversário: 2006] [Posse do novo Pastor] [C. Oração: 2006] [Nupcial e Bodas de Prata] [Obras do templo] [Aniversários: 2007] [C. Oração: 2007] [Pastor: 2007]

[Aniversários: 2008] [Ampliação do templo] [C. Oração: 2008] [Aniversário da ADEMP: 2009] [Batismo em águas: 2009]

[Aniversário da ADEMP: 2010] [Evento de louvor] [Dupla festividade: 2010] [Congresso da juventude] [Dupla festividade: 2011]