Senador GEORGINO AVELINO: uma nova missão da ADEMP no RN.


Bandeiras do Estado do RN e do
Município de Sen. Georgino Avelino

ALGUMAS INFORMAÇÕES SOBRE O MUNICÍPIO:  

O município de Senador Georgino Avelino está situado na microrregião Litoral Sul, integrante da mesorregião Leste, do Estado do Rio Grande do Norte.

De acordo com o IBGE, o município contava 3.917 habitantes, em 2010, com um crescimento populacional de 18,6%, na primeira década do novo milênio; passando a ocupar a 133ª colocação no ranking dos mais populosos, dentre os 167 municípios do RN.

A área territorial de Georgino Avelino é de 26,383 km², sendo um dos menores do País; e a sede do município dista cerca de 50 km da Capital do Estado, Natal.

A origem do município reporta-se a uma comunidade de pescadores chamada Surubajá (que significa "lugar de muito peixe bagre"), surgida espontaneamente nas proximidades de uma famosa praia do município de Arez; do qual foi desmembrada e elevada à condição político-administrativa de município potiguar, em 3 de dezembro de 1963.

O povoado de Surubajá desenvolveu-se espontaneamente nas imediações da praia de mesmo nome, somente vindo a ter uma certa organização, em meados do século XVII, com a instalação da Missão dos Jesuítas de São João Batista de Guaraíras. Até hoje, o município tem o seu potencial econômico na agricultura e na pesca.

O nome "Senador Georgino Avelino" foi dado ao município em homenagem ao grande norteriograndense: advogado, jornalista, banqueiro, diplomata, governador e senador José Georgino Alves e Souza Avelino.

Vista da Lagoa Guaraíras

Mirante de Georgino Avelino


[Implantação e evangelização] [Musical Redenção: 2012]