Histórico da ADEMP:

2020 - o ano da sobrevivência à pandemia.

"Filhinhos, já é a última hora." (1Jo 2.18).


78 - Primeiro trimestre do ano.

No domingo, 5/jan., foi celebrada a 1ª Ceia do Senhor de 2020. A alegria singular desse ato foi parcialmente nublada por ser o culto de despedida do pastor George Gilson e família (Laura, Lívia e Gabriel), em mudança para o novo domicílio residencial, na Cidade de Macaé-RJ. O pastor da Filiada em Lagoa Salgada, Misael Heleno, foi a voz de saudação dos pastores interioranos, somando-se aos membros da Diretoria, ministros e liderança local em manifestações de lamento pelo afastamento físico desse valoroso obreiro - atuante colaborador em múltiplas atividades, na Sede; e apoiador em todas as Unidades da ADEMP, na condição de 1º Secretário da instituição.

Na tarde e noite do sábado, dia 11, na Catedral da Plenitude, o Pastor Presidente reuniu a Diretoria da ADEMP, os Ministros e os Dirigentes de Unidades para importantes deliberações e elaboração do planejamento das atividades da igreja para o novo ano. Nessa oportunidade, o Pastor Gilson Oliveira ressaltou que a ADEMP está iniciando a preparação para a sua 3ª década de existência organizacional: legal e espiritualmente embasada nos seus instrumentos constituintes e, sobretudo, na Palavra de Deus!

No domingo imediato, dia 12, o casal missionário Pr. Elias e Cristiane Vasconcelos, da "Missão Semear", em Foz do Iguaçu-PR, foram ministrantes de palestra vespertina e pregação da Palavra, no culto dirigido pelo DEPEV.

Em janeiro, o casal Pr. Gilson e Rejane Oliveira participaram de uma verdadeira "maratona" de eventos festivos. No sábado, 18, em Patané, com o Pr. Josivaldo de Brito, no 12º aniversário dessa Unidade (evento ao qual compareceram os pastores de Arez, Extremoz, Lagoa Salgada, S. G. Avelino, Dendê, Urucará e Recanto dos Pássaros). No sábado, 25, em Georgino Avelino, com o Pb. Jair Jerônimo, no 9º aniversário local (presença dos casais Vice-presidente Pr. Moura/Vanda, Tesoureiros Ezequiel Arruda/Fátima e Adamastor Nogueira, além dos pastores de Nova Aliança (Natal), Lagoa Salgada, Patané, Dendê, Urucará e Recanto dos Pássaros).

Respectivamente, no domingo (26) e na terça-feira (28), foram realizadas as cerimônias de posses originadas na permuta dos pastores das Filiadas em Arez e Lagoa Salgada. Da posse do Pr. Jônathas Santos, em Salgada, participaram o Vice-presidente Pr. Moura e os pastores de Nova Aliança (Natal), Patané e Urucará; e à posse do Pr. Misael Heleno, em Arez, compareceram o Vice-presidente Pr. Moura e o Tesoureiro Adamastor Nogueira, além dos pastores de Nova Aliança (Natal), Lagoa Salgada, S. G. Avelino, Patané, Dendê, Urucará, Bela Vista e Recanto dos Pássaros.

No 2/fev., data magna do 18 anos da ADEMP, toda a liderança da Igreja Sede e das demais 20 Unidades - nas regiões Metropolitana de Natal, Agreste, Litoral Sul e Seridó - reuniu-se para o domingo festivo cuja programação constou de tarde de conferência e consagração de obreiros, seguida de um jantar para cerca de trezentas pessoas; e, à noite, celebração da Ceia do Senhor e culto em Ação de Graças, tendo como ministrante convidado o Pr. Carlos Kleber, da IEADERN-Galinhos.

5º aniversário da ADEMP-CaicóEm 8/fev., sábado, expressiva delegação da igreja viajou a Caicó, para o culto festivo pelo 5º aniversário da Filiada local, liderada pelo casal Pr. Izanael Batista e cantora Jemima Oliveira. Na oportunidade, foi feita a entrega parcial do templo - em fase de finalização - à comunidade local. Participaram do culto os casais da Diretoria da ADEMP: Pastor Presidente Gilson Oliveira/Rejane, Vice-presidente Antônio Moura/Vanda, Secretária Kylsse Alves/Pb. R. Jr., Tesoureiros Ezequiel Arruda/Fátima, Adamastor Nogueira/Gracinha e Ass. Jurídico Pedro Blumenthal/Elândia; além de representantes da Associação de Ministros Evangélicos do Seridó - AMES. 

Das Unidades da igreja, compareceram: Pr. Irineu Lopes/Dos'Anjos, da N. Aliança-Natal; Pr. Misael Oliveira/Joseane, de Arez; Pr. Severino Oliveira/Denise, de Extremoz; e Pb. Jair Jerônimo/Juliana, de Sen. G. Avelino. Ainda, de Natal: os presbíteros José Rogério/Marta e Filemon Lopes; e os diáconos Carlos Roberto/Nana, Roberto Rocha/Dora e Elinaldo Nogueira/Rita; estes, músicos e sonoplasta. Os louvores foram apresentados por Roberto da Guitarra, Jemima Oliveira e Comissão de Louvor da Catedral da Plenitude.

No sáb., dia 15, na Unidade em Pajuçara, dirigida pelo casal Ev. Edson Xavier/Luzia, foi celebrado o culto em Ação de Graças pelo 16º ano da ADEMP, no Bairro e na Zona Norte de Natal. Presentes, os casais: Pastor Presidente Gilson Oliveira/Rejane, Vice-presidente Antônio Moura/Vanda, Secretária Kylsse Alves/Pb.  R. Jr. e o Tesoureiro Adamastor Nogueira; os pastores Nilton Baraúna/Edilma, Tarcísio Medeiros/Daniela, Irineu Lopes/Dos'Anjos; e o Dc. Geziel Bergsten, da Sede; dentre outros obreiros.

Na sexta-feira, 21/fev., reuniu-se ordinariamente o Conselho da igreja, para apreciar o Relatório de Gestão e as Contas da Diretoria - Exercício 2019 -, nos termos da Resolução 01/2020-Conselho, apresentada na AGO de 28/fev. Nessa assembleia, também, foram apesentadas as indicações para os cargos de Secretário e Tesoureiro adjuntos da Diretoria, respectivamente, o Pb. Pedro Blumenthal e o  Dc. Adamastor Nogueira. E no sáb., 29/fev., sob a direção do Ev. Editânio Magno e do Dc. Elinaldo Nogueira, o DEPEV realizou mais uma ação evangelística no Distrito de Dendê, Unidade liderada pelo Pr. Clézio Ivoniel Marinho.

No sábado, 7/mar., a Unidade em Bela Vista festejou o seu 4º ano de existência, sob a liderança do Ev. Antônio Branquinho e sua esposa Damiana. Participação dos pastores do Litoral Sul: Misael Oliveira/Joseane, de Arez; Clézio Ivoniel, de Dendê; Jair Jerônimo/Juliana, de Sen. G. Avelino; Ânderson Cleiton/Damiana, de Urucará; e Evaldo Fº./Angelita, de Recanto dos Pássaros. Encerrando o ciclo festivo, nos dias 13 e 14/mar., as mulheres que fazem o C.O. e a C.V. da Catedral da Plenitude receberam suas pares de todo o Estado para celebrarem ao Senhor pelos 18 anos ininterruptos suas atividades. A abertura do ciclo foi na noite da sexta-feira, com um culto; prosseguindo no sábado, com uma tarde de testemunhos e louvores, seguido de uma jantar; e culto evangelístico, com ministração do cantor-evangelista Gilmar Bezerra.   

79 - Período de exceção: pandemia da COVID-19.

A pandemia gerada pelo agente biológico "novo coronavírus" (COVID-19) trouxe gravíssimas consequências para toda a sociedade. No RN, as medidas restritivas estabelecidas pelo governo estadual (Decreto Nº 29.541), alcançou todos os setores da sociedade; inclusive, suspendendo os cultos públicos e as reuniões internas nos templos. Na ADEMP, a Resolução Nº 03/2020-PP, de 20/03/2020, normatizou as ações durante esse período de exceção; documento esse afixado no Templo Sede, divulgado no Grupo DOULOS (WhatsApp, dos dirigentes das Unidades e Diretoria da igreja); e lido perante a congregação, ao final do culto de doutrina da Catedral da Plenitude, na data da sua publicação.

Às 16h do sábado, 21/mar., da sua própria residência, o casal Pr. Gilson e Rejane Oliveira fez uma transmissão 'on live'', via Facebook. Em pouco mais de 3 min., o pastor presidente fez comentários gerais sobre o período de exceção que a igreja estava iniciando e a convocação da #FamíliaPlenitude para a transmissão, ao vivo, do 1º culto dominical, extra templo, da história da ADEMP. Nessa 1ª live, o pastor ministrou sobre o tema "Uma nova experiência de Fé: a igreja real rompendo o isolamento social pela integração virtual". Esse culto foi finalizado com uma oração especial, feita por 21 pastores, sendo: 1 em cada Região Metropolitana da Cidade do Natal, 13 em diferentes localidades do interior e o Pr. George Gilson, de Macaé-RJ [o Pr. Misael Heleno, internado na UTI do HC, em Natal, foi um dos motivos dessa intercessão por cura divina].

A partir de então, a integração dos membros e congregados deu-se através de fóruns e atividades variadas: "live's" (transmissão de cultos dominicais e estudos da Palavra, via Facebook ou Youtube), nos dias e horários habituais da Catedral e de algumas Unidades (a exemplo de Arez, Lagoa Salgada e Pajuçara); cultos domésticos (nos lares) e círculo da oração (via WhatsApp); além de outras atividades espontâneas, por Grupos WhatsApp.

Na adversidade, alguns momentos especiais revelaram o amor fraternal e a solidariedade dos adempianos. Destaque para a "Campanha Koinonia", que ajudou a amenizar dificuldades enfrentadas por alguns irmãos menos favorecidos, tanto no interior como na capital, nesse período de "quarentena", desemprego e outras restrições. Na primeira semana de cada mês, a Tesouraria da Igreja Sede fez chegar às Unidades Eclesiais cestas básicas e auxílios financeiros; tempo em que suspendeu todos os repasses, mensalmente feitos pelas igrejas e congregações, para a Sede!

Durante todo esse período de exceção, o cuidado do Senhor ficou evidenciado pelos testemunhos que se sucederam a cada 'live'; fato que motivou a igreja a encaminhar pedidos de oração que eram atendidos - "online" - pela igreja e correspondidos oportunamente pelo Senhor Jesus (todos os vídeo produzidos nesse período estão disponibilizados nas mídias oficiais da ADEMP, no YouTube e no Facebook.

80 - Reabertura dos templos.

O processo de reabertura dos templos da ADEMP ocorreu de forma gradual, progressiva e responsável; conforme exigências do bom senso e dos atos legais publicados pelo Governo do RN (Decreto Estadual 29.861, de 24 de julho de 2020) e por algumas das prefeituras de municípios nos quais a ADEMP tem Unidades e que publicaram decretos próprios, antecipando a reabertura das igrejas, como: Caicó (Decreto Nº 785, de 19/06/2020), Natal (Decreto Nº 11.991, de 07/07/2020), Arez (Decreto Nº 618, de 17/07/2020) e Extremoz (Decreto Nº 032, de 20/07/2020).

A ADEMP-Caicó foi a primeira a retornar às atividades presencias, com um culto dominical, às 16h, do dia 28 de junho. Mas, uma pessoa presente no templo local testou positivo para a COVID-19, na manhã seguinte; fato suficiente para esta Filiada orientar uma quarentena de 14 dias para os seus congregados, só retornando às atividades normais - sem outros casos identificados - no domingo, 19 de julho. O documento interno da ADEMP que respaldou esse retorno antecipado foi a Resolução Nº 04/2020-PP, de 20/06/2020.

Reunião preparatória para a reabertura pós COVID-19.Reunião preparatória para a reabertura pós COVID-19.Na tarde do sábado, 8/ago., na Catedral da Plenitude, o Pastor Presidente reuniu a Diretoria, o Ministério local e os pastores das Unidades da ADEMP, para apreciação do Plano de Enquadramento e demais providências necessárias para a retomada geral das atividades da igreja. Nessa ocasião, cada Unidade recebeu um 'kit' com o material necessário para a implantação do controle sanitário, quando da reabertura dos templos; ocorrida a partir do domingo, 16ago. [Unidades: Sede, Arez, Bela Vista, Currais Novos, Dendê, Esperança, Lagoa Salgada, Macaíba, Nova Aliança, Patané, Sen. Georgino Avelino e Urucará]; segunda-feira, 17ago. [Unidade: Recanto dos Pássaros]; terça-feira, 18ago. [Unidade: Pajuçara]. Cana Brava, só reabriu suas portas ao público no sábado, 05set.; ficando as três Unidades de Extremoz para datas posteriores.

A reabertura da Catedral da Plenitude deu-se com um culto em ação de graças ao Senhor, tendo como motivo as bênçãos vertidas sobre várias famílias, conforme testemunhado no decorrer da programação. A limitação do número de participantes e o distanciamento social exigidos pela legislação, não reduziram a alegria que inundou o coração dos egressos do verdadeiro "exílio" decretado nesse período de exceção.

De Extremoz, nesse período de anormalidades, veio o primeiro programa radiofônico da ADEMP - o "Tribuna Evangélica" - apresentado pelo Pr. Severino de Oliveira e Pb. Francisco Catarino; aos sábados, das 20 às 22h, na FM 87.9, Rádio Comunitária local [Esse programa foi o "embrião" da Rádio TRIBUNA EVANGÉLICA, cujo App disponibilizado ao acesso publico, a partir de meados do mês de dezembro, deste ano].

Apesar da reabertura dos templos, alguns fóruns e atividades iniciadas nesse período de exceção foram, temporariamente, mantidos. A exemplo das live's de estudo da Palavra (às sextas-feiras, com o Pr. Gilson Oliveira) e evangelísticas (aos sábados, com o Pr. Misael Heleno); e do Círculo da Oração, via WhatsApp, fixado pelas mulheres da Catedral, nas noites das quartas-feiras, a partir de 02/set. Ficando como atividades presenciais, na Catedral da Plenitude, tão somente o culto dominical e alguns ensaios e reuniões setoriais, este, durante a semana. Para a retomada das atividades da EBD, foi escolhida a modalidade de ensino à distância, tendo por base um programa de trabalho confiado pela igreja à expertise do Pr. Tarcísio Medeiros. Para a consecução desse objetivo, foram definidas algumas estratégias básicas, como a criação de um grupo WhatsApp, denominado "DEPEC EBD Aulas Online", em 14ago., com 15 participantes (a maioria dos quais professores da EBD tradicional); e a contratação de uma Tutora Online, a evangélica Débora Aquino, para ministrar um treinamento, para os professores, tendo por base o aplicativo Google Meet.

No sábado, 29/ago., foram retomados os "Cultos da Alegria", programação mensal da Coordenadoria da Infância / COINF; tendo como evento da tarde a apresentação da primeira edição da "Live Pleninhos". Enquanto a Coordenadoria de Jovens e Adolescentes / COJAD, só retomou o seu culto mensal no domingo, 13/set.

As aulas inaugurais da EBD-Online foram dadas em 06/set. (exatos 16 anos após a abertura do "1º Encontro para Formação de Professores da EBD", ainda no templo da Rua Oiti); tendo como ministrantes: a Profª. Sue Ellen Nogueira (classe de crianças) e o Pr. Tarcísio Medeiros (classe unificada de jovens e adultos). O quadro docente foi composto por Elândia Blumenthal, Josélia Cortez, Leonor Oliveira e Sue Ellen Nogueira (Crianças); Ana Patrícia, Dora Rocha e Rogéria França (Ad/Jv-F); e Arimatéia Vasconcelos, Pedro Blumenthal e Rogério Souza (Ad/Jv-M). Ainda, os pastores Gilson Oliveira, Tarcísio Medeiros e George Gilson (Macaé-RJ), como palestrantes e professores eventuais.

No domingo, 06/set., deu-se o retomada das celebrações mensais da Ceia do Senhor (suspensas desde o fechamento dos templos). Mantendo os rigorosos cuidados sanitários definidos pela igreja, foi montado um 'kit Ceia' e oferecido um delivery aos membros e congregados impossibilitados de comparecerem ao templo. Esse serviço possibilitou que várias famílias comungassem o pão e o cálice, simultaneamente, com os presentes na #CatedralDaPlenitude.      

81 - Quarto trimestre do ano.

No primeiro domingo de outubro, dia 4, foi iniciado o trimestre final da EBD Online: às 14h30, com a Profª Sue Ellen Nogueira, na classe das crianças; e, às 15h00, com o Pr. Gilson Oliveira, em classe unificada dos jovens e adultos, abordando o tema do trimestre: "A Fragilidade Humana e a Soberania Divina", tendo como base o Livro de Jó.

Na sexta-feira, dia 9, com a participação ativa dos pastores das Unidades e transmissão "on line" pelas mídias oficiais da ADEMP [YouTube e Facebook], deu-se um concorrido culto centrado na reflexão da Palavra e intercessões diversas, tendo como foco os desafios espirituais enfrentado pela igreja na preparação para a retomada de suas atividades 'pós-pandemia' (ato, até então, ainda não decretado pelas autoridades civis e sanitárias)!

No 1º de novembro, deu-se a penúltima celebração mensal da Ceia do Senhor, em várias unidades da ADEMP. Na Catedral, manteve-se o serviço o atendimento nos lares para a membresia impossibilitada de chegar ao templo - por enfermidades, comorbidades ou, simplesmente, por integrar o chamado "grupo de risco" da pandemia.

Na sexta-feira, dia 06/nov., foram recebidos os obreiros das diversas Unidades, para os atendimentos mensais da Ação Social e da Tesouraria; seguidos do culto de doutrina. À exceção das duas unidades do Seridó - Caicó e Currais Novos, dispensados pelo Pr. Presidente - registrou-se  o comparecimento de todos os líderes e representações de Filiadas, Congregações e Missões.

O segmentos da infância e juventude realizaram suas atividades mensais, respectivamente, nos dias 7 e 8; enquanto o DEPEV dirigiu o seu culto mensal no dia 15. No domingo subsequente, dia 22, a Unidade Cana Brava participou do culto da Catedral; ficando com as mulheres o encerramento das atividades dominicais do Mês, com um belo culto festivo, dirigido pelo DESEN, dia 27.

Na sexta-feira, 04/dez., os pastores de Unidades retornaram à Sede, oportunidade na qual o Pb. Pedro Blumenthal, com base em Rm 13.1,2 e na condição de Ass. Jurídico da ADEMP, fez uma breve intervenção, alertando essas liderança sobre a importância de manterem o foco na aplicação das normas do Plano de Enquadramento da pandemia; relembrando a responsabilidade de cada um e de todos nesse importante controle sanitário. Ao final dessa fala, o Pr. Gilson exortou os pastores no sentido de não permitirem que os templos sejam usados para atividades características de salão de festas, restaurante, centro de velório ou clube social, notadamente nessa fase de pandemia!

Dezembro prosseguiu com a programação prevista para esse período de exceção, com as live's doutrinários e cultos dominicais presenciais. As atividades setoriais tiveram o seu encerramento anual nos dias 12 ("Culto da Alegria"), 13 (Jovens e Adolescentes), e 20 (DEPEV). O "Culto Natalino"  foi realizado, na #Catedral da Plenitude", no dia 25, com uma programação singela, constando de louvores pelas famílias congregadas e ministração do Pr. Gilson Oliveira. 

Do início da pandemia à Noite do Natal, vários obreiros da ADEMP e suas famílias foram infectados pelo Sars-cov-2; porém, a boa mão do Senhor poupou a todos - não apenas da morte como, também, de sequelas mais graves em consequências desse mal. Aleluias! Além das incessantes orações da igreja, registre-se o importante apoio da experiente profissional de saúde Edilma Gomes Baraúna, que orientou várias integrantes da #FamíliaPlenitude na correta administração de medicamentos, inclusive evocando o exemplo da sua própria casa, também vencedora nessa luta angustiante!

Porém, no dia 26 de dezembro, a irmã Angelita Célia, esposa do Dc. Evaldo Filho (casal missionário responsável pela Missão Recanto dos Pássaros, em Arez - tornou-se a primeira pessoa da ADEMP a falecer pela COVID-19. deixando igualmente infectados o seu esposo e outros familiares. Nesse mesmo dia, deu-se o agravamento do quadro de saúde do Pr. Luís Irineu, da Unidade Nova Aliança, em Natal, o qual entrou no novo ano de 2021, em estado grave, na UTI do HCN - exclusivo para pacientes dessa doença - na Via Costeira, em Natal.

Esse cenário, paradoxalmente, estimulou as manifestação de gratidão a Deus pelo seu cuidado e inumeráveis bênção dispensadas pelo Senhor Jesus à Sua igreja, no ano que se findava; em afinada sintonia com a incessante intercessão pelos enfermos; a exemplo do que ocorreu no Culto de Recepção do Ano de 2021, na Igreja Sede!


[ Retorna ]

>SEGUE>