ADEMP/história (parte 4)

Histórico da ADEMP:

2004 - o ano do início das missões e edificação do templo.

"Ó Senhor, nosso Deus, toda essa riqueza que ofertamos para construir um templo em
honra ao teu santo nome vem das tuas mãos, e toda ela pertence a ti."
(1 Cr 29.16).

"Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações..." (Mt 28.19a).


12 - Diretrizes da igreja para o Novo Ano

O primeiro dia de 2004, na ADEMP, foi investido nas atividades do Círculo da Oração; e o primeiro domingo, na retomada da EBD e na celebração da Ceia do Senhor.

No dia 5, numa reunião conjunta da Diretoria, Ministério e Diaconato, foram definidas as diretrizes da igreja para o Novo Ano. Além de dar seqüência ao processo de consolidação da estrutura organizacional, dois outros desafios foram assumidos pela liderança: edificar a Catedral da Plenitude e dar início à ação missionária além bairro. O primeiro desafio representa a consolidação da ADEMP no cenário evangélico potiguar, tendo sua Catedral como ponto de referência da entidade; e o segundo confirma a vocação da igreja como agência de proclamação do Reino.

Duas ações estratégicas foram imediatamente iniciadas: 1) a renovação da equipe responsável pela coordenação e execução dos programas de trabalho; e 2) a convocação de toda a igreja para uma campanha de oração, visando à preparação espiritual dos obreiros - especialmente o revestimento de poder através do batismo no Espírito Santo daqueles ainda não alcançados com essa promessa do Senhor.

No sábado, dia 24, num festivo concurso, deu-se a escolha do hino oficial da igreja; e no domingo, 25, foi apresentada a equipe de trabalho para o novo ano e aberta a 1ª Campanha de Oração em 2004, realizada de 25 a 30 de janeiro, como parte da programação do aniversário da igreja.

Ainda, nessa semana, a Comissão Técnica responsável pela construção do templo sede da igreja, sob a orientação do Eng° Tarcísio Medeiros, deu início à limpeza e terraplenagem do terreno, tendo em vista o lançamento da pedra fundamental da obra, realizada no sábado, 31 de janeiro.

13 - Semana do segundo aniversário da igreja

A semana do 2° Aniversário da ADEMP teve como marco inicial a Campanha de Oração. Já na primeira noite, o Espírito do Senhor interagiu maravilhosamente com a igreja batizando cinco crentes e renovando alguns outros. Essa foi uma ação constante ao longo da campanha, prenúncio de muitas bênçãos para o ano. Ao final registraram-se doze batismos no Espírito Santo, vários testemunhos de cura divina e outras bênçãos espirituais recebidas pela Família Plenitude.

O culto em ação de graças pelo aniversário da igreja foi realizado no domingo, 1° de fevereiro, com a participação de cerca de duas centenas de pessoas. Na ocasião, deu-se a celebração da Ceia do Senhor e a consagração de obreiros ao diaconato (ver fotos e detalhes do evento).

No dia 2 (data magna da igreja), foi iniciada a Missão Pajuçara, com um culto numa residência do Bairro. Nessa noite, a anciã Ana Cosme, de 83 anos de idade declarou Jesus Cristo como seu Salvador pessoal, constituindo-se na primeira pessoa convertida na ADEMP, na Zona Norte de Natal.

O restante da semana foi reservado aos preparativos das instalações físicas para a inauguração da Missão, ocorrida no dia 14 de fevereiro, em ato solene que contou com a participação de mais de cem pessoas. De imediato foram iniciados os cultos na Missão, com a cooperação dos obreiros da ADEMP, seguindo escala elaborada na Sede.

Passadas duas semanas de fortes chuvas sobre Natal, as obras do templo sede foram efetivamente iniciadas, no dia 16 de fevereiro (ver fotos e detalhes do desenvolvimento da obra).

Do outro lado do Potengi, a Missão Pajuçara empreendeu sua primeira ação evangelística nas ruas do bairro, na tarde do sábado, 13 de março. O evento teve a participação especial da juventude da igreja, sob a liderança dos evangelista Júnior França, Luiz Irineu e Ricardo Pereira. Na noite desse mesmo dia, foi realizado um culto de louvor, no templo da Missão, com a cooperação da Comissão de Louvor e Grupo El Shaddai. Nessa ocasião, registraram-se conversões, batismo no Espírito Santo e cura divina.

No dia 14, um mês após a sua inauguração, foi celebrada a primeira Ceia do Senhor na Missão. Ao longo do mês de março, os obreiros da Plenitude se esmeraram em participar dos cultos e na logística da Missão, em apoio ao Ev. Júnior França, visando à consolidação da obra iniciada na Zona Norte de Natal.

14 - Segundo trimestre do ano

Abril foi um mês de muitas atividades. De 8 a 11, feriado da "semana santa", a Família Plenitude esteve em retiro na Chácara Bom Clima, no vizinho município de São José de Mipibú; e nos dias 13, 18 e 25, respectivamente, foram oficializados os cultos infantil, de senhoras e de jovens, na Missão Pajuçara.

Na noite de 14 de abril, a ADEMP recebeu a visita do pastor José Marinho Filho e parte do ministério da ICB em Arez. Essa foi a segunda vez que uma comitiva dessa igreja veio a Natal para solicitar apoio ao desenvolvimento de suas ações naquele município do litoral sul potiguar.

Em atendimento à demanda, no feriado de 21 de abril, o Pr. Gilson Oliveira e outros líderes da ADEMP visitaram essa coirmã, ocasião em que foi traçada uma ação cooperativa entre as duas igrejas.

(Com base nessa parceria, na tarde do sábado, 1° de maio, o Pr. Gilson levou a palavra instrucional à igreja de Jesus Cristo em Arez; e, à noite, o Ev. Júnior França pregou numa campanha evangelística local. Líderes e membros da ADEMP participaram dessa que foi a primeira ação do Ministério da Plenitude no interior do Rio Grande do Norte).

Nos dias 2 a 7 de maio, a Plenitude esteve em campanha de oração. O tema foi "Igreja e Família" e os motivos de oração estiveram associados à restauração da saúde do corpo, da alma, do espírito e das finanças; e à realização de projetos e sonhos da Família Plenitude. No último dia dessa campanha, nasceu Lucas, primogênito do casal Luiz Carlos e Gesiane Morais, marcando o início da primeira geração descendente de fundadores da Igreja.

Em 9 de maio - Domingo das Mães - a Família Plenitude ouviu testemunhos da renovação espiritual experimentada por irmãos de outras denominações cristãs de Natal. Participaram do culto o pastor Marinho e uma delegação vinda de Arez, ocasião na qual essa comitiva comunicou a decisão unânime da igreja naquela Cidade em filiar-se ao Ministério da Plenitude.

Ainda em maio, foram realizados os cultos em ação de graças pelo segundo aniversário dos grupos El Shaddai (dia 16) e Coral Plenitude (dia 30).

Em 4 de junho, os membros da ADEMP aprovaram a filiação da igreja em Arez, representada  pelo seu pastor Marinho Filho, presbítero José Marinho, dois auxiliares e seis outros membros. Nessa assembléia, foi definida a data de 12 de junho para realização de um culto em ação de graças e posse da equipe dirigente da ADEMP, naquela Cidade.

Antes, no dia 10, numa reunião conjunta da diretoria e ministério da ADEMP, foram analisadas as atividades desenvolvidas no 1º semestre do ano.  Além dos membros dos dois colegiados e seus cônjuges, participaram dessa avaliação assessores jurídico e pedagógico da igreja.

15 - Terceiro trimestre do ano

No dia 1º de julho, a ADEMP iniciou um projeto inédito - a primeira parceira da igreja com uma empresa privada - que possibilitou a manutenção de um estagiário, com dedicação parcial, na obra missionária. A selecionada foi a jovem Aristela da Paz, funcionária da firma Mal'ach, dos irmãos Tarcísio Medeiros e Daniela Silva.

No início desse semestre, a construção da Catedral da Plenitude encaminhou-s para o final da 1ª fase, com a conclusão da infra-estrutura, elevações, contrapiso e laje do piso superior. O passo seguinte seria dotar o prédio das condições básicas para a transferência das atividades da igreja para o endereço da Av. Tropical, no Sanvalle.

No sábado, dia 10, a Missão Pajuçara realizou mais uma ação conjunta de evangelização, nas ruas do Bairro, e louvor, no templo. Ao evento, compareceu um expressivo número de irmãos da igreja sede. Nesse dia, foi inaugurado o Grupo de Louvor "Manancial", composto por jovens da Missão.

Finalizando o mês de julho, realizou-se o 3º Batismo em Águas, em Natal; com participação da Igreja Sede, Missão Pajuçara e Igreja Filiada em Arez.

A data de 3 de agosto foi reservada para a abertura oficial das atividades do Círculo de Oração, na Zona Norte de Natal; com a presença do pastor-presidente da Igreja e esposa; além de vários outros convidados.

Nos dias 21 e 22 de agosto, a igreja festejou mais um natalício do seu pastor, com um dia de lazer, na Chácara Bom Clima, no sábado; e um culto em ação de graças seguido de recepção, no domingo, no templo sede.

No início de setembro, dias 6 e 7, foi realizado o 1º Encontro para Formação de Professores da EBD, com a  participação de representantes da Igreja Sede, Missão Pajuçara e Igreja Filiada em Arez.

16 - Início da fase do novo templo

O quarto trimestre de 2004 foi recebido pela família adempiana em clima de grande expectativa pela mudança da igreja para o seu templo próprio. Assim, no dia 12 de outubro, um cerimonial singelo marcou a inauguração do 1º piso da Catedral da Plenitude, seguindo-se sua consagração ao Senhor, no contexto de um grande culto em ação de graças.

Na noite seguinte, os vários segmentos da igreja foram reunidos para trato de assuntos administrativos; e, na sexta-feira, dia 15, foi realizada uma vigília de oração, na qual o Espírito do Senhor fez-se presente de um modo especial. Dessa importante reunião de intercessão, resultaram várias bênçãos espirituais e materiais para membros, congregados e familiares, conforme testemunhos dados à igreja nos dias que se sucederam.

Dezembro foi um mês repleto de festividades. Embora tardiamente, o Brilho Celeste realizou um culto em ação de graças pelo seu 2º aniversário (dia 15, na Sede) e viajou para participar do encerramento das atividades de crianças na igreja filiada de Arez (dia 18).

No dia 16, a Missão Pajuçara cultuou ao Senhor por mais um aniversário do seu líder. Nos dias 24, 27 e 30, respectivamente, deram-se a apresentação da cantata natalina, o jantar de confraternização de final de ano e o encerramento do Círculo de Oração/2004. E, encerrando as atividades anuais da ADEMP, no dia 31, foi ofertado um culto em ação de graças pelo Ano Findo e de recepção ao Novo Ano.


[ Retorna ]

>SEGUE>