MACAÍBA: uma nova unidade eclesial da ADEMP no RN.


Bandeiras do Estado do RN
e do Município de Macaíba

ALGUMAS INFORMAÇÕES SOBRE O MUNICÍPIO:  

O município de Macaíba está situado na microrregião de mesmo nome, integrante da mesorregião do Leste Potiguar, às margens do Rio Jundiaí.

A sede do município dista cerca de 14 km da Capital do Estado, Natal - da qual integra a região metropolitana. De acordo com o IBGE, o município tinha 66.808 habitantes, em 2010, distribuídos numa área territorial de 512,487 km². O crescimento populacional de Macaíba, na primeira década do novo milênio, foi de 21,7%; passando a ocupar a 5ª colocação no ranking dos mais populosos, dentre os 167 municípios do RN.

Segundo a tradição, o nome Macaíba foi dado por Fabrício Gomes Pedrosa, em 1855, numa referência à palmeira de mesmo nome; sendo que "Coité" foi a primeira denominação da localidade, em razão da abundância desse tipo de vegetação no local.

Dentre as principais atrações turísticas de Macaíba, vale destacar o Solar do Ferreiro Torto, um marco histórico que remonta ao início do século XVII, então conhecido por Engenho Potengi; as ruínas do casarão Guarapes, de onde saia o algodão produzido no RN e exportado para o exterior; além do Solar Caxangá, que tipifica a beleza e a imponência da antiga "Casa-Grande" e que abriga o Instituto Pró-Memória de Macaíba.

A cidade é o berço de alguns potiguares ilustres, a exemplo da escritora Auta de Souza, do pioneiro da aviação brasileira, Augusto Severo, de Henrique Castriciano, Eloy de Souza e Tavares de Lyra, entre outros.


[Visita da liderança] [Dedicação do templo e posse do1º pastor] [1º culto de senhoras: jul./2010] [Ceia do Senhor: out./2010] [Ceia do Senhor: dez./2010]

[Ceia do Senhor: mar./2011] [1º aniversário da igreja: jun./2011] [Posse do 2º pastor: jul./2011]