URUCARÁ: uma nova ação da ADEMP no Município de Arez-RN.

Bandeira do Município
de Arez-RN


ALGUMAS INFORMAÇÕES SOBRE O POVOADO:

O Distrito de Urucará integra o Município de Arez, situado na Região Litoral Sul do Estado do Rio Grande do Norte.

O povoado toma o nome do Rio Urucará, que banha a região. A denominação provém da fusão de dois vocábulos indígenas: “Uru”, que significa cesto de palha”; e “Cará”, nome de uma espécie de planta cuja raiz dá uma substância alimentar farinhenta, vulgarmente chamada de 'inhame'.


BREVE HISTÓRICO DA MISSÃO:

A Missão Urucará nasceu do incremento da evangelização, estabelecido como uma das diretrizes da ADEMP para o ano de 2006.

Até o mês de junho desse ano, o evangelista José Marinho Filho vinha realizando evangelização esporádica no Distrito; ocasião na qual foi substituído no pastorado da ADEMP, em Arez, e designado para estabelecer uma missão da igreja naquele povoado.

Assim, na tarde de 09 de setembro de 2006, foi oficialmente instalada a Missão Urucará, sob a responsabilidade direta da Igreja Sede, em Natal.

Na sexta-feira, dia 16 de maio de 2007, a ADEMP concretizou a compra de um imóvel no Distrito de Urucará, destinado a construir o templo local da igreja e demais equipamentos necessários ao seu bom funcionamento.

Foi escolhido um terreno, com área aproximada de 800 m2, localizado na confluência da Estrada Municipal com a Rua Principal do Distrito; cercado e tendo como benfeitorias uma casa de taipa e diversas árvores frutíferas.

Três dias após, na tarde do sábado, 19 de maio, foi feito o lançamento da pedra fundamental do futuro templo da Missão – o primeiro de uma denominação evangélica no Distrito. A cerimônia foi dirigida pelo pastor presidente Gilson Oliveira, com a participação dos líderes da igreja em Arez e no Distrito, respectivamente, evangelistas Luis Irineu e José Marinho. Presentes, também, o Tesoureiro da ADEMP, Adamastor Nogueira; o presbítero Nilton Baraúna e o copastor da ADEMP-Arez, Ivoniel Marinho.

Antecedendo ao evento, foram realizadas visitas nos lares, com farta distribuição de literatura e convite aos moradores para o importante evento encerrado com uma concentração evangelística, nas instalações da creche municipal, que teve a participação de obreiros e juventude da igreja Sede, sob a liderança dos seus coordenadores, Daniel Nascimento e Krigger Silva.

O ato contou com a participação especial de crianças da igreja, que conduziram exemplares das Escrituras, do Estatuto da ADEMP e Harpa Cristã, depositadas na urna especialmente destinada para esse fim. No louvor, uma representação das crianças de Arez, lideradas por Midiã Lopes; conjunto El-Shaddai e Banda Paz Real. A mensagem da palavra foi dada pela irmã Edilma Nascimento, ao final da qual algumas pessoas confessaram a Jesus como seu salvador pessoal.

Dentre as ações desenvolvidas na Missão, destaque para o Mutirão da Cidadania Cristã, liderado pelo Pr. Seledon Marques, no sábado, 21 de julho de 2007; quando 19 pessoas (sendo 10 crianças e 9 adultos) declaram publicamente conversão à fé cristã evangélica.

A construção do templo da ADEMP-Urucará foi iniciada na terça-feira, 23 de setembro de 2008; sob a responsabilidade de uma equipe técnica composta pelo Pr. Gilson Oliveira (como engenheiro civil); pelo vice-presidente da ADEMP, Adamastor Nogueira (administrador da obra); pela arquiteta Jeanine Kelly Ramos (projetista); e pelo co-pastor da igreja em Arez, Ivoniel Marinho (mestre da obra).

O final da construção deu-se no dia 02 de fevereiro de 2009, sendo este o primeiro (e, até hoje, único) templo evangélico edificado neste Distrito. E sua dedicação ao Senhor foi realizada na noite da quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009, no contexto da programação festiva pelo 7º aniversário da ADEMP.

O cerimonial constou do descerramento da fita simbólica, na porta principal do templo, feito pelas irmãs Rejane Oliveira e Lúcia Marinho; ingresso de parte dos presentes ao recinto, tendo à frente o presidente da ADEMP, Pr. Gilson Oliveira; descerramento da placa alusiva ao ato, feita por duas crianças do Distrito, conduzidas pelo vice-presidente Adamastor Nogueira e pela arquiteta Jeanine Ramos.

Compareceram ao evento todos os membros da Diretoria e parte expressiva do Ministério da Igreja, vindos da igreja em Natal, Arez e Missão Patané. Após a consagração do prédio, foi realizado um grande culto em ação de graças, na área frontal do templo, com a participação especial da Banda Salmos de Louvor, dirigida pelo Dc. José Roberto; e pregação da Palavra, pela Miss. Ruth Queiróz e Pb. Tarcísio Medeiros. Quatro adultos receberam Jesus como Salvador.

Em 17 de junho de 2009, em Urucará, o Pr. Luis Irineu e o Pb. José Marinho (o “pequeno”), liderando uma comitiva da ADEMP/Arez, passaram a direção da Missão Urucará para o Dc. Clésio Ivoniel Marinho (inicialmente, por um período de três meses), até que fosse indicado um obreiro permanente para essa Unidade. Presentes, entre outros congregados da Missão: o Dc. João Félix e sua esposa Fátima; as irmãs Maria Ofélia, Jandira e Josefa; e os irmãos João Batista, Antônio e Manoel Paulino.

Em 26 de junho de 2009, Jesus salvou o primeiro crente desse período, o irmão Francisco de Assis Marcelino da Silva; e o operar do Espírito Santo trouxe novas e preciosas vidas, libertas para o Reino do Senhor. Contudo, ao longo do tempo, alguns afastaram-se e outros, por motivos profissionais, migraram para outras Cidades e Estados. Mas, apesar de tantas dificuldades, a igreja permaneceu firmada na Palavra.

Nesse período, foram formados alguns grupos de louvores, como o conjunto infantil “Lírio dos Vales” e o grupo de jovens “Ágape” (fundados, respectivamente, em 26 de julho de 2009 e 20 de julho de 2010). E mudado o nome do grupo de senhoras (que existia como ‘Paz Verdadeira’) para “Cântico de Vitória”.

O Senhor aprovou a liderança do Dc. Ivoniel Marinho, cuja ‘temporariedade’ foi encerrada com sua consagração ao presbitério da igreja, em 07 de fevereiro de 2010, confirmando a continuidade do seu ministério à frente da Unidade da ADEMP, em Urucará.

Um marco da gestão do Pb. Ivoniel foi a abertura de uma missão na comunidade de Dendê de Baixo – que deu origem à “Missão Dendê” e revelou sua vocação ao sagrado ministério de evangelista, em 03 de fevereiro de 2013. Essa obra foi revitalizada a partir do um culto realizado na residência do casal Pb. João Félix de Lima e irmã Fátima, no dia 17 de maio de 2013; culminando com a construção do templo local, e sua consequente inauguração, no ano de 2015.

Em 11 de março de 2017, foi festejado o 8º ano da dedicação do prédio. Glórias seja dada ao Nome do Senhor!


Ver: [Início das atividades da igreja] [Aquisição do terreno] [Pedra fundamental do templo] [Mutirão da Cidadania] [Início da construção do templo] [Final da construção do templo] Dedicação do templo: 2009]